Menu

Saiba como decorar o quarto de hóspedes para recebê-lo bem

Para que o hóspede sinta-se bem vindo e tenha uma estadia agradável em sua casa, é necessário planejamento. O quarto de hóspedes deve ser projetado para que o visitante tenha suas necessidades satisfeitas, sem precisar ficar andando pela casa para ver televisão, usar o computador, recarregar o celular ou realizar qualquer outra tarefa. Dessa forma, a privacidade de todos será mantida e constrangimentos serão evitados.

Uma dica que atende tanto a visitantes solteiros quanto casados é mobiliar o quarto com duas camas de solteiro e juntá-las quando for necessário. O ideal é usar camas tipo Box, que não têm cabeceira e não mostram quando as duas foram aproximadas. Pelo menos uma mesa de cabeceira com um abajour para pequenos objetos como relógios, livros ou celular deve ser colocada no ambiente. Caso haja espaço disponível, aqui vão algumas sugestões: coloque uma mesa para apoio de bolsas e para uso de notebook, uma cadeira ou poltrona, uma TV pequena e uma bandeja com copos e garrafa térmica com água.

A parede atrás das camas pode ser o centro de atenção do quarto. Ela pode ser pintada em uma cor diferente das demais, revestida de tecido ou papel e exibir um painel de madeira, laca ou outro material. Um grande espelho colado em uma das paredes amplia o ambiente, enriquece a decoração e ajuda o hóspede a ser vestir.

Ao decorar um quarto de hóspedes, o ideal é que ele tenha espaço para todas as roupas de cama, inclusive travesseiros, colchas, cobertores extras e um ferro de passar.  Se o quarto não tiver armários, a cama Box baú é uma boa opção. Mostre ao visitante como ela funciona, para que ele possa ter acesso às peças extras caso sinta frio durante a noite.

Não se esqueça de reservar um espaço para que o hóspede coloque sua mala na horizontal. Um banco, dobrável ou não, semelhante ao dos hotéis é uma ótima idéia. Desta maneira, o visitante pode ter acesso constante aos seus pertences e não sente necessidade de esvaziar a mala inteira na chegada. Armários podem ser substituídos por prateleiras ou mini cômodas e ganchos com cabides ou cabideiros de pé são soluções baratas e eficientes.

O grande destaque na decoração do quarto de hóspedes é a cartela de cores dos tecidos escolhidos para colchas, capas de travesseiros, almofadas e cortinas. Escolha tecidos alegres e de fácil manutenção e dê preferência por esquema de tecidos como inspiração para a cor das paredes e dos móveis auxiliares. Procure tecidos com cores e estampas neutras para que o ambiente agrade homens e mulheres.

Desenvolvido por Atalho Comunicação